Festal 2019: “Sonho que se sonha junto é realidade”

Tessitura _ Thiago Sampaio

   No dia 11 de outubro de 2019, a Cia Insanos – Teatro Camboio de Doido levou à comunidade do Bom Parto o seu espetáculo “Sonho”. Participando da programação do Festal 2019, o grupo sediado em Taquarana encontrou no terraço do Quintal Cultural um público acolhedor e participativo, construindo uma experiência digna do universo onírico – sempre breve, inusitado e com gosto de repeteco.


   O espetáculo trata de dois viajantes, duas figuras que transitam entre crianças em fuga e artistas de rua. Como num sonho, as definições são vagas. Importa que nesse caminhar estas duas figuras inventam histórias, fazem bolas de sabão, puxam conversa com os outros, cantam e se provocam a fim de preencher a viagem de sentido, tornando-a menos cansativa ou frustrante.

   Há uma certa irregularidade no ritmo do trabalho. O início, por exemplo, se dá num misto de languidez e apatia, um estado de corpo que não deixa claro o seu sentido, um tom de melancolia, talvez. Porém aos poucos esse clima se transforma e o sonho ganha mais nuances e variações rítmicas. Para no final retomar aquela atmosfera de desencanto. 


   São de histórias que essa viagem se constitui. A menina que maltrata a mãe e vira cachorro, o vendedor de pomada que cura tudo, o passeio de trem e outras situações sempre preenchidas de bom humor vão costurando aquela breve experiência com o sorriso espontâneo do público.

   É tudo simplicidade o que se vê, não no sentido pejorativo, mas na criatividade em lidar com limitações de recursos que se impõem ao artista alagoano. Igor Rozza e Rackel Vieira constroem com significativa inventividade o universo desse trabalho. Figurino, adereços, maquiagem compõem uma unidade coerente e embora um ou outro careçam de ajustes, preservam a devida coesão das escolhas. O princípio que rege este trabalho é o da certeza de que é preciso fazer, realizar, não refrear as ideias por conta das adversidades. Mas sim, entendê-las e driblá-las na medida do possível. Neste percurso o próprio trabalho aponta as soluções para as dificuldades e se reinventa.


   Destaque à parte para a sintonia entre os dois artistas, que se divertem junto com o público e demonstram habilidade suficiente para lidar com interações imprevistas, reconduzindo os momentos de desvio com sutileza e espontaneidade. Se de um lado o Igor Rozza abusa das máscaras faciais e das diferentes vozes para cada um dos seus personagens, a Rackel traz um olhar e uma atitude quase brechtiana, no sentido de nos lembrar que aquilo é teatro, que não há personagem, mas sim uma atriz brincando de ser, nos lembrando que sonhar não significa necessariamente se desvencilhar por completo da realidade. Ao contrário, é preciso manter-se acordado para concretizar os desejos.

   Quem teve a oportunidade de prestigiar a apresentação do espetáculo Sonho naquele dia 11/10 pôde voltar para casa mais leve e com um sorriso bobo de um sonho bom no rosto. Ver a criançada e muitos adultos cantando junto, rindo alto e dialogando com o ator e a atriz foi revigorante. Uma experiência voltada à infância e juventude construída sob o signo da simplicidade e da espontaneidade, capaz de instigar a imaginação do público sem subestimar sua inteligência nem abusar de clichês. 


   O Festal atestou uma vez mais que a produção cênica de Alagoas não está restrita à capital. A Cia Insanos tem exercido papel decisivo nesse processo, envolvendo-se na construção desse cenário de maneira generosa e criativa. Tem valido a pena sonhar junto com a transformação desse contexto, onde a arte não deve ser adereço ou artigo de luxo, mas presença constante em nosso cotidiano.

Serviço:
Ação _ Festal 2019
Etapa _ Bairro Bom Parto
Espetáculo _ Sonho
Realização _ Cia Insanos - Camboio de Doido
Fotografias _ Jadir Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Estendam ás mãos já! - Narrativas Individuais para Construções Coletivas”

    Tessitura_ Lili Lucca            Ainda andamos de mãos dadas Cacau, aqueles que na cena construíram espaços de criação de arte ao seu la...